30/10/2012

Entrevista

Marg Helgenberger em Macbeth . Marg Helgenberger em August: Osage County . Marg Helgenberger em Balm in Gilead . Embora nenhuma dessas marquises já foi aceso, a ganhadora do Emmy teve o teatro em seus ossos por mais de 30 anos. Mas a fama e maternidade impediram ela de fazer qualquer trabalho no teatro até essa semana (Frankenstorm permitiu) onde ela faz o papel de uma mulher condenada injustamente ao corredor da morte, Sunny Jacobs, em A Exonerado , sendo apresentado pelo Culture Project.
"Eu estava prestes a me formar na Northwestern University e meu plano era fazer uma vida fazendo teatro em Chicago, tinham boas companhias lá; Steppenwolf estava apenas começando a se queimar", diz Helgenberger. "Eu estava fazendo uma produção de verão na Northwestern University de 'The Taming of the Shrew', eu estava interpretando Kate, e Bruce Norris  foi o meu Petruchio. Havia este caçador de talentos da ABC Daytime na platéia, e veio depois da peça e me perguntou se estava interessada em fazer novelas. Eu achei que nada poderia vir dele, mas duas semanas depois eu recebi o convite, e, quase imediatamente, eu estava em 'Ryan's Hope' . Fiquei feliz que eu não tinha que ser uma garçonete. "

Continue lendo...


Ela tornou-se uma sensação imediata como Siobhan Ryan Novak, permanecendo na novela por quatro anos. E logo depois, Hollywood fez sinal, levando a 25 anos trabalhando na TV e em filmes, incluindo seu papel vencedor do Emmy como KC Koloski em China Beach , Donna Jensen em Erin Brockovich , e, mais notavelmente, 12 anos interpretando Catherine Willows na série da CBS, CSI: Crime Scene Investigation . (Ela também casou com o ator Alan Rosenberg, em 1989, e o casal - agora amigavelmente divorciado - tem um filho de 22 anos, Hugh.)
A última série deu a Helgenberger a liberdade financeira para buscar uma vida de sua escolha, e retornar para o teatro está no topo de sua lista de coisas a fazer. "Eu sinto que eu estou reconstruindo minha vida, e espero que este seja o início de encontrar mais papéis para fazer em Nova York", diz ela. "Eu sei que há muitas pessoas com mais experiência de teatro, por isso houve um pouco de dificuldade para que algumas produções se abrissem para mim. Mesmo meus agentes me perguntaram quando foi a última vez que eu estive em um palco. Acho que eles estão com medo que eu não saiba me mover em um palco. E isso tem sido frustrante. "
"Enquanto eu estava fazendo CSI, me ofereceram alguns shows em Nova York. Mas isso era muito difícil de fazer logisticamente. Nosso hiato tinha apenas dois meses e eu não acho que os nossos produtores teriam acomodado uma ausência mais longa. E, francamente, eu estava exausto no final da temporada. Filmamos muitas noites, e ter um filho, eu não estava dormindo, como muitos do elenco. "

Mas era mais do que apenas a chance de voltar ao palco que Helgenberger estava animada sobre fazer
O
 Exonerado . "Eu estava muito inspirado pela peça. Acho que eu li quando foi inaugurado, que Janet Reno disse que foi a peça mais forte já escrita contra a pena de morte", diz ela. "É trágico essas pessoas serem condenadas e passarem anos no corredor da morte por crimes que não cometeram. E estou muito feliz de estar interpretando Sunny. Perguntei a Bob Balaban, nosso diretor, um monte de coisas sobre ela antes de tomar a parte. Uma das coisas que o Bob me disse que era uma boa aluna na escola até que ela descobriu o sexo! Mas o que tanto me impressionou é que depois de estar em confinamento solitário por tantos anos, ela mudou seus próprios pontos de vista de sentir pena de si mesma. Ela escolheu a vida, em vez de desespero. "

O tema da pena de morte há muito tempo intriga Helgenberger. "Quando eu estava fazendo CSI , eu muitas vezes ia aos produtores com idéias diferentes, alguns dos quais foram transformados em episódios. E uma das minhas idéias era fazer um episódio sobre a pena de morte", lembra ela.
"Agora, enquanto eu acreditava que a maioria dos policiais e criminologistas provavelmente acreditam em pena de morte, com base no que vemos todos os dias, eu não estava tão certo de que Catherine faria. Expressei isso ao nosso escritor, e acomodar a linguagem no roteiro foi vago. Uma razão que eu me senti assim foi quando eu estava filmando algo anos atrás, almocei com essa mulher que era a diretora nesta prisão em Flórida, e ela era contra a pena de morte, em parte porque ela lidou com tantos presos minoritários que tinham defesas terríveis porque não tinha recursos ".
Desde que deixou CSI no início deste ano, Helgenberger foi entregando-se a causas e hobbies, tanto o velho e o novo - viajar para o exterior, fundações políticas , meditação, e apoio ao câncer de e as causas sobre esclerose múltipla (doenças que afetaram seus pais).
Além disso, ela está finalmente deixando seu lado musical vindo. "Eu finalmente estou aprendendo a tocar guitarra, tanto elétrica e acústica", diz ela. "Eu amo Steve Earle, Lucinda Williams, Jack White, The Black Keys - até mesmo U2 . Música Irlandesa e americana, sabia?"